Pesquisar este blog

domingo, 23 de outubro de 2011

MEDITAÇAO

 

recebido por e-mail, desconeço a autoria.

QUANDO A AMBIÇAO VIRA UM PROBLEMA

"As vezes a vida nos proporciona uma dádiva valiosa, e por causa da ganância humana acabamos perdendo por querer sempre mais" .

 

 

Ter ambição é errado? Ter o desejo de conquistar, de crescer e se expandir , pode ser considera como algo ruim na vida uma pessoa? Vamos ver a definição da palavra ambição segundo o dicionário: Ambição é a vontade de ter mais, de crescer financeiramente, de expandir os horizontes profissionalmente, de adquirir bens, direitos ou poder, bom de acordo com essa definição podemos ver que não é errado ter ambição, pois desejar e trabalhar para obter algumas coisas na vida é bom e saudável. 

 

O problema da ambição é quando ela vem acompanhada da ganância, e aqui muitos confundem a ambição propriamente dita com a ganância que segundo o dicionário é a ambição de ganho por meios ilícitos, então pode-se concluir que a ganância é uma ambição extrema que não é sadia, pois usa de meios ilícitos para obter resultados. Para o ganancioso não importa o tamanho do que ele deseja o que importar é o que ele quer. 

 

A definição da palavra ganância diz que é um sentimento humano negativo que se caracteriza pela vontade de possuir somente para si próprio tudo o que existe. É um egoísmo excessivo direcionada principalmente à riqueza material, nos dias de hoje pelo dinheiro. Contudo é associada também a outras formas de poder, tal qual influencia às pessoas de tal maneira que seus praticantes chegam ao cúmulo de corromper terceiros e se deixar corromper, manipular e enganar chegando ao extremo de tirar a vida de seus desafetos. 

 

Max Lucado descreve esse tipo de atitude da seguinte maneira: Ela é como aquela pedrinha na alma que cria desencantamento com o comum e coloca TODO o desafio nos sonhos. 

 

Que se não a confrontarmos, ela se transforma em um vicio insaciável de poder e prestigio; uma fome insaciável que devora as pessoas como um leão devora um animal, deixando para trás somente os esqueletos das relações....

 

Podemos ver que ter ambição em si não é o problema, o problema está quando ela vem associada da ganancia e quando essa associação acontece pode  levar a pessoa a fazer qualquer coisa para obter o que quer, sem se importar com quem quer que seja, ela deixa estragos horríveis por onde passa, tem um pensamento judaico que diz: 

 

 

A ganância insaciável é um dos tristes fenômenos que apressam a autodestruição do homem

 

A bíblia chama esse tipo de atitude de avareza e avareza é pecado, e como todo pecado nos afasta de Deus e do próximo.  Para finalizar meu texto quero deixar uma frase e um versículo que diz: 

 

 

Inteligente é o homem que sabe valorizar o que tem, sem perder a ambição, e sem adquirir a ganância.

 

Seja a vossa vida desprovida de avareza. Alegrai-vos com TUDO o que possuis; porque Ele mesmo declarou: " Por motivo algum te abandonarei, nunca jamais te desampararei" Hb 13: 5