Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

meditaçao

recebido por e-mail, desconheço a autoria.



Nós Precisamos Escolher o Plano Dele

Deus criou um plano maravilhoso para cada um de nós. Em Seu plano, nós fomos predestinados para nos tornarmos Seus filhos e filhas, pela Cruz. Mas um grande obstáculo está entre nós e os propósitos perfeitamente criados por Deus: Usando o livre arbítrio que Deus nos deu, nós devemos escolher andar no Plano que Ele ordenou para nossas vidas.

Deus procura uma maneira de se aproximar de cada um de nós a fim de apresentar o Seu plano pessoal para nossas vidas. Ele começa com a pregação da Cruz que nos encoraja a aceitar Jesus Cristo como Salvador e Senhor. Se nós aceitarmos Jesus, tomamos o primeiro passo dentro do plano que Deus predestinou para nós antes da fundação do mundo. Mas, se O rejeitarmos, como muitos antes de nós fizeram, viveremos e morreremos sem nunca ter tomado este primeiro passo — a salvação — dentro do propósito divino para a nossa existência.

Certa vez, quando eu estava ministrando na índia, olhei para milhares de pessoas diante de mim e fiquei maravilhado em perceber que Deus podia ter um plano específico para todo e qualquer indivíduo naquela vasta multidão. A verdade é que Deus formulou um plano perfeito para toda pessoa nascida desde Adão. Ele apenas espera que cada pessoa descubra o que é esse plano e escolha andar nele.

Jesus falou sobre o Seu plano de vida eterna para a humanidade em Mateus 7:13, 14:

 

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

 

As palavras de Jesus indicam que a maioria das pessoas acaba sua vida em uma eternidade ímpia sem Ele. Uma pessoa pode viver, morrer e ir para o inferno sem conhecer Jesus nem cumprir o plano de Deus para sua vida. Contudo, isso não muda o fato de que Deus tinha um perfeito plano de redenção e um propósito para esta pessoa; ela simplesmente nunca descobriu isto.

Mas, louvado seja Deus, pois você não precisa ser uma dessas pessoas! Se você achou a Cruz e fez de Jesus o seu Salvador pessoal, nada pode impedir você de descobrir o resto do plano de Deus para a sua vida. Tudo o que você tem a fazer é escolher obedecê-Lo.


meditaçao

recebido por e-mail, desconheço a autoria.
 
 
 
Isaías 56-58

2Tessalonicenses 2

 

 

 

OUTROS DEUSES

 

"Filhinhos, guardai-vos dos ídolos."

1João 5.21

Nós aprendemos com os ícones gospel a cantar para Jesus que Ele é o nosso tudo.

Se nós refletirmos bem sobre essa expressão, e colocarmos em prática o que ela nos ensina, nossas vidas nunca mais serão as mesmas [inclusive os ícones gospel deixarão de ser o que são].

Se Jesus é o nosso tudo, então Ele é nossas finanças, e nós vamos conseguir viver em paz com aquilo que temos e vamos ter controle sobre nossas contas.

Se Jesus é o nosso tudo, então Ele é nosso mundo, e por isso nós saberemos nos relacionar bem com nossas famílias, com nossa congregação, com todos ao nosso redor. 

Se Jesus é o nosso tudo, então Ele é o alimento que comemos, e este não será mais ingerido de forma irresponsável, mas da maneira e nas quantidades e horas certas.

Se Jesus é o nosso tudo, então Ele é a roupa que vestimos, e nós não nos vestiremos com sensualidade, nem com exageros, mas com modéstia e com simplicidade, para que a aparência externa não roube o brilho do Espírito Santo em nós. 

Se Jesus é o nosso tudo, então Ele é nossa saúde física, e embora venhamos a precisar de medicamentos e cirurgias, nós nunca nos esqueceremos que Jesus detém todo o controle sobre aquelas enfermidades e, no momento certo, dará um fim ao nosso sofrimento.

Se Jesus é o nosso tudo, então Ele é o trabalho que realizamos todos os dias e, por isso, vamos fazê-lo com excelência, dando o bom testemunho de responsabilidade, dedicação, honestidade.

 Se Jesus é o nosso tudo, então Ele é as palavras que dizemos. Certamente elas serão de ânimo, serão cordiais, serão sinceras e serão firmes. E não serão empregadas para bajular ninguém, e sim para anunciar a verdade em tempo oportuno, seja consolando, seja exortando, seja abençoando. 

Enfim, se Jesus é o nosso tudo, Ele é tudo em nós e tudo o que diz respeito a nós. E nós estaremos, finalmente [e intensamente], seguindo o caminho das Suas pegadas, caminhando à Sua sombra, sendo verdadeiros cristãos.

Guardemo-nos, pois, dos ídolos, que não são somente imagens de esculturas diante dos quais os seus devotos se ajoelham, mas qualquer outra coisa que se coloque acima do Senhor em nossas vidas, sejam essas coisas: interesses pessoais, coisas que nos dão prazer, sentimentos diversos [inclusive o de vingança], desânimo, tristeza. Se deixamos que qualquer outra coisa nos domine e não vemos em Deus alegria e vida além daquilo que nos domina, então, somos idólatras.

Por isso, hoje, declaramos ousadamente que nós não queremos em nossas vidas, nem o deus do desânimo, nem o deus da hipocrisia, nem o deus da carnalidade, nem o deus da depressão, nem o deus da mentira, nem o deus da inveja, nem o deus da solidão, nem o deus da enfermidade, nem o deus da vingança, nem o deus da irresponsabilidade, nem o deus da permissividade, nem o deus da inimizade, nem o deus da tristeza e da dor, nem nenhum outro deus, a não ser o único Deus Verdadeiro, o único Deus e Senhor e toda glória.

 

Só a Ele entregamos o trono do nosso coração. E é só a Ele que queremos ver e seguir. Porque Ele é o nosso tudo. Ele é tudo o que precisamos. E Ele é tudo o que, no fundo, nós sempre desejamos.

 Oremos:

Eu quero é Deus!  Eu quero é o Senhor! Eu quero é viver esse dia que o Pai me deu com a alegria da salvação e em novidade de vida, de glória em glória. Não vou permitir que a tristeza tome conta do meu coração, nem que as preocupações se posicionem entre eu e o meu Deus, porque o Deus que cuida de mim é mais sábio, mais forte e maior que todas essas coisas. Conto com Tua ajuda e Graça para viver em santidade e paz com o Senhor neste tempo que se chama hoje, Senhor! Em nome de Cristo Jesus. Amém.

 



__._,_.___

MEDITAÇAO

recebido por e-mail, desconheço a autoria.
 
QUANDO AS ONDAS ATENDEM O MANDAR DE JESUS...

Se tem um atributo de Jesus que eu gostaria ter, não seria o de multiplicar pães, de curar enfermos ou de expulsar demônios, apesar de serem tão singelos. Mas eu iria querer a calma e a serenidade que Ele tinha ao encarar as questões turbulentas da vida, como fez quando andou tranquilamente sobre as águas inquietantes.

 

Essa fé em Jesus contrasta com o pânico que costumamos ter. Enquanto o pânico surge diante de certas questões do momento, de determinadas situações que nos cercam e de circunstâncias que apavoram, a fé traz a calma para tudo isso e estabelece a paz, que não vem de fora, não vem de homem, mas vem de Cristo. E a origem de toda essa tranqüilidade para vencer as dificuldades está na oração.

 

Foi isto o que Jesus fez: orar antes de enfrentar grandes lutas. Foi a oração que O ajudou a encontrar paz antes da tempestade (Mc 6.45,46). Os discípulos, por sua vez, encontravam-se em alto mar, no meio da madrugada, cansados de tanto remar.

 

Não é diferente dos nossos mares turbulentos de cada dia. São cansativos. Atormentadores. Criam pânicos e nos levam ao desânimo, à fadiga e ao medo. Um medo capaz de não saber mos distinguir, durante o aperto, se o auxílio que vemos é ou não da parte de Deus (como a suposta aparição do fantasma visto pelos discípulos).

 

O restante da história todos já conhecem. Pedro temeu. Os discípulos também. Gritaram. Duvidaram e depois reconheceram Jesus. Pedro pulou na água. Olhou para as ondas e começar a afundar. Jesus acalmou o mar. Trouxe a paz. Fez o milagre.

 

Os discípulos tinham acabado de ver o milagre da multiplicação dos pães e peixes, mas permaneciam com o coração endurecido (Mc 6.52). Pode ser que, nesse caso, Jesus estava atendendo à multidão faminta. Dessa vez não. O Mestre estava indo ao encontro dos anseios deles.

 

A gente também tem essa mania. Nós vemos muitas pessoas testemunharem vitórias, superações e dificuldades por intermédio das ações divinas. Mas quando aparece o primeiro entrave na nossa frente, agimos como os discípulos: gritamos, nos apavoramos, duvidamos, tememos, receamos... É fácil crer no testemunho de vitória dos outros, mas quando a luta é conosco, temos o mesmo ímpeto de fé?

 

Mas a solução que encontramos para todos os nossos anseios perante a escuridão assombrosa das madrugadas frias, dos ventos traiçoeiros e das ondas bruscas está em Jesus. A melhor forma de acalmar as águas agitadas é se aproximando dAquele que tem o poder de acamá-las.

 

Os discípulos consideraram essa lição. Eles mesmos sentiram a experiência de um milagre de Cristo, apesar de terem vistos tantos sinais e maravilhas feitos por Ele. Jesus age assim. Ora na vida de um, ora na vida de outro. Mas Ele também age na vida da gente. Ele não nos deixa apenas olhar para as vitórias alheias. Mas, para isso, é preciso termos a fé contra a bravura das dificuldades e a calma contra o pavor.


meditaçao

recebido por e-mail, desconheço a autoria.
 

 

 

 

 

 

1 - O DEUS QUE ...

 

É SOBERANO

 

Eu creio no Deus revelado na Bíblia Sagrada, Deus que também se revela na natureza criada e que encarnou-se na Pessoa bendita de Seu Filho Jesus Cristo.

 

Deus é soberano. Soberania significa dominação e autoridade absolutas. É aquele que domina acima de todas as coisas.

 

Deus é soberano na História. Nada acontece por acaso. Ele jamais foi surpreendido por algum fato que lhe escapara ao controle. A História não é um caos, Deus a conhece, supervisiona e lhe impõe limites.

 

O pecado do homem não pôs fim à soberania de Deus. Há quem  diga que Ele teve que remediar o estrago das más escolhas humanas. Enganam-se. Deus permitiu uma história humana e sempre soube dos resultados das escolhas do homem. Em Sua soberania permitiu que tudo seguisse avante, pois tencionou criar um ser à Sua imagem, com atributos de Sua pessoa, sendo um deles o livre arbítrio.

 

Deus é Senhor do tempo. Não há nem tempo demais e nem de menos. Ele é quem estabelece limites para reinos, impérios, épocas, culturas, guerras ou transformações. Nossos dias são contados diante dele. Antes mesmo que vivêssemos um único minuto Ele já havia visto e permitido sua possibilidade até o nosso último fôlego.

 

Ele é soberano sobre a eternidade. Ele é Senhor da vida e também da morte. É o autor da salvação e a autoridade sobre a perdição. Não há um soberano no Céu e outro no Inferno; Ele é quem detém as chaves do Reino e também da morte e da perdição. As chaves da eternidade estão em Suas mãos. O destino de todos nós passa por Ele.

 

Ele mantém o espaço intacto e por Sua ordem também o destruirá quando chegar o dia do Juizo Final. Ele tem domínio sobre a natureza, tanto para fazer dos mares deserto ou transformar desertos em jardins.

 

Ele é soberano para chamar-nos ao arrependimento. Ele chama, convence do pecado, faz nascer em nós uma nova natureza e cria um novo ser no peito de cada convertido. Seu chamado é eficaz e Seu poder suficiente para dar um novo começo a uma história terminal.

 

Deus é soberano na vida do crente. Ele é quem permite ou impede algo. Ele é quem faz e realiza. E seus planos não podem ser frustrados.

 

Esse soberano Deus é amoroso e pode hoje, com Sua graça e poder transformar as nossas vidas, enxugar os nossos olhos, abrir novas portas e conduzir-nos ao êxito aqui e à vida eterna além.

 

Portanto, digamos como Habacuque, um homem que creu no soberano e vivo Deus:

 

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;  Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. (Hc 3:17-18).

 



__._,_.___

MEDITAÇAO

 
recebido por e-mail, desconheço a autoria.



TENDES NECESSIDADE DE PRESERVERANÇA

LOUVAREI AO SENHOR toda a minha vida. Em qualquer lugar, a qualquer hora, haverá em minha boca palavras de louvor.

Salmo 34:1

 

 

Lição de Perseverança - Siga Cantando!

 

já observou a atitude dos pássaros ante às adversidades? 

 

Ficam dias e dias fazendo seu ninho, recolhendo materiais, às vezes trazidos de locais distantes... 

 

... E quando já ele está pronto e estão preparados para por os ovos, as inclemências do tempo ou a ação do ser humano ou de algum animal destrói o que com tanto esforço se conseguiu... 

 

O que faz o pássaro? 

 

Pára, abandona a tarefa?

 

De maneira nenhuma. Começa, uma outra vez, até que no ninho apareçam os primeiros ovos. 

 

Muitas vezes, antes que nasçam os filhotes, um animal, uma criança, uma tormenta, volta a destruir o ninho, mas agora com seu precioso conteúdo... 

 

Dói recomeçar do zero... Mas ainda assim o pássaro jamais emudece, nem retrocede, segue cantando e construindo, construindo e cantando... 

 

 

Já sentiu que sua vida, seu trabalho, sua família, seus amigos não são o que você sonhou? 

 

Tem vontade de dizer basta, não vale a pena o esforço, isto é demasiado para mim? 

 

Você está cansado de recomeçar, do desgaste da luta diária, da confiança traída, das metas não alcançadas quando estava a ponto de conseguir? 

 

Mesmo que a vida o golpeie mais uma vez, não se entregue nunca, faça uma oração, ponha sua esperança na frente e avance. 

 

Não se preocupe se na batalha seja ferido, é esperado que algo assim aconteça. 

 

Junte os pedaços de sua esperança, arme-a de novo e volte a ir em frente. 

 

Não importa o que você passe... 

 

Não desanime, siga adiante. 

 

A vida é um desafio constante, mas vale a pena aceitá-lo. E sobretudo... Nunca deixe de cantar. 

 

 

Versículo para Meditação:

"Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa." 

Hebreus 10:36

 

 

MEDITAÇAO

 



SALMOS 46: DEUS É.DEUS ESTA. DEUS FAZ...

A maioria dos leitores das Escrituras conhece o Salmo 46. Quem nunca leu este belo Salmo? Convido você, prezado leitor [a] a mergulhar neste Salmo comigo, e ver a profundidade que encontramos nele. Um dos "segredos" de uma boa exegese de um texto, é conhecer o sentido histórico em que o texto foi escrito. Quando sabemos o que se passava quando o texto foi escrito, falamos com muito mais propriedade e segurança, trazendo luz e entendimento aos ouvintes.

Há um consenso entre os estudiosos que este salmo serviu de inspiração para o hino "Castelo Forte é Nosso Deus", composto por Martinho Lutero. Há uma possibilidade muito grande que o contexto histórico em que foi escrito este salmo, seja a ocasião em que Deus livrou Jerusalém dos assírios no tempo do rei Ezequias (II Rs 18-19; II Cr 32; Is 36-37). Será bastante proveitoso ler estes textos para um melhor entendimento deste salmo.

O rei Ezequias era poeta, e é possível que tenha escrito não apenas este salmo, mas também o 47 e o 48, provavelmente no mesmo contexto histórico, onde a vitória do Senhor é celebrada sobre o inimigo.

1) Deus É nossa fortaleza – (Sl 46.1-3)a palavra traduzida por "refúgio", no verso 1, significa "um abrigo, uma rocha de refúgio", enquanto essa mesma palavra, nos versos 7 e 11, quer dizer "um baluarte, uma torre alta, uma fortaleza". É isso que Deus estava dizendo para o povo: "Quando o inimigo vier, Eu serei o vosso abrigo, serei uma rocha, é como se o povo, estivesse escondido dentro da rocha, num lugar inatingível!" Os dois termos declaram que Deus é um refúgio confiável para seu povo quando tudo ao seu redor parece estar desmoronado (Sl 61.3; 62.7,8; 142.5). Mas Ele não nos protege a fim de nos mimar. Não. Antes, abriga-nos a fim de nos fortalecer para que voltemos à vida com suas responsabilidades e perigos.

A palavra "tribulações" refere-se a pessoas em lugares apertados, encurraladas num canto e incapazes de sair dessa situação. Veja que estratégia maligna dos exércitos assírios, eles queriam encurralar o povo de Deus, deixarem sem recursos para uma saída. Talvez, você leitor [a] se encontra nessa mesma situação, em que o inimigo quer te encurralar, lhe deixar à mercê de seus ataques. Mas a Palavra de Deus para estas situações é: "Não temas!". Quando os oficiais assírios ameaçaram Jerusalém, Isaías disse ao rei: "Não temas por causa das palavras que ouviste" (II Rs 19.6). Esta é a palavra de Deus para você. Talvez você não veja o livramento, tudo parece perdido, o inimigo se agiganta, mas ouça a Palavra de Deus – "não temas!" A terra pode mudar, as montanhas podem ser arremessadas violentamente no mar, podem vir terremotos e maremotos, mas todas as coisas estão sob o controle de nosso Deus. Ele é nossa fortaleza e nosso refúgio em meio às incertezas da vida.


2) Deus Está no meio – (Sl 46.4-7)A cena seguinte mostra Jerusalém, onde o povo encontrava-se sitiado pelo exército assírio. A água era um bem precioso na Palestina, especialmente em Jerusalém, uma das poucas cidades da Antiguidade não construída à beira de um rio. Ezequias havia usado de sabedoria e construído um sistema subterrâneo de abastecimento que ligava os mananciais de Giom, no vale de Cedrom, ao tanque de Siloé, dentro da cidade, de modo que havia água disponível (II Rs 20.20; II Cr 32.30). Que fantástico! Ezequias estava querendo dizer: "Ainda que ele [inimigo] corte nosso suprimento de água, e aí, poderia ser caracterizada a derrota do povo de Jerusalém, Ezequias diz:" Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo". O poeta sabia que Deus era o seu rio, aquele que supre a água da vida (Sl 36.8; 65.9; 87.7 e Jo 7.37-39). No tempo do rei Acaz, Isaías comparou uma invasão dos assírios a um rio transbordante, mas lembrou o povo que seu Deus era como um rio tranqüilo (Siloé) que lhes traria a paz (Is 8.1-10).

O verso 5 diz: "Deus está no meio dela" – ainda que eles estivessem encurralados, sem saída, o Deus Eterno está no meio dela. Ou seja, ninguém os derrotaria, pois Deus era aquele que comandava tudo!

Sem dúvida, Jerusalém era uma cidade santa, separada por Deus, e que abrigava seu santuário, mas isso não era garantia alguma de vitória (Jr 7.1-8). A fim de que o Senhor os ouvisse e salvasse, o rei e o povo precisavam voltar-se para o Senhor com uma atitude de contrição e fé – foi o que fizeram. Deus socorreu Jerusalém quando o dia amanheceu ("desde antemanhã"; vs 5), pois o Anjo do Senhor matou 185 mil soldados assírios e mandou Senaqueribe de volta para casa (Is 37.36).


3) Deus faz cessar a guerra (Sl 46.8-11) – a terceira cena mostra os campos ao redor de Jerusalém, em que os soldados assírios estão mortos, suas armas e equipamentos espalhados e quebrados. Não havia ocorrido batalha alguma, mas o Anjo do Senhor deixara esses vestígios, a fim de estimular a fé do povo de Deus.

"Vinde, contemplai as obras do Senhor, que assolações efetuou na terra" (vs 8). O Senhor derrotou e desarmou seus inimigos e destruiu suas armas, de modo que não podiam mais atacar.

"Aquietai-vos" quer dizer, literalmente: "Não mexam em nada! Descansem!". Nós gostamos de "mexer em tudo" e de dirigir nossa vida a nossa maneira, mas Deus é Deus, enquanto nós não passamos de servos do Senhor. Pelo fato de Ezequias e de seus líderes terem permitido que Deus fosse Deus, Ele os livrou de seus inimigos. Foi assim que o rei Ezequias orou: "Agora, pois, ó Senhor, nosso Deus, livra-nos das suas mãos, para que todos os reinos da terra saibam que só tu és o Senhor Deus" (II Rs 19.19).

O Senhor chama a si mesmo de "Deus de Jacó", e lembramos como Jacó meteu-se em apuros em várias ocasiões por tentar intervir nas circunstâncias e fazer o papel de Deus. Há um momento certo para obedecer a Deus e agir, mas até que chegue essa hora, devemos deixar Ele trabalhar livremente, a seu tempo e a seu modo. Em outras palavras, deixe Deus ser Deus em sua vida.

Nele, que É , que Está, e que Faz tudo para a glória Dele

 


recebido por e-mail, desconheço a autoria.
__._,_.___recebid