Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Feche a Porta da Maneira Certa


 
 


Feche a Porta da Maneira Certa


"Há tempo para todas as coisas..." – Eclesiastes 3:1


Uma amiga, pediu-me para orar por uma situação na vida dela, pois uma grande porta Deus está abrindo, mas conhecendo o caso dela, tive que aconselha-la a fechar a porta da maneira certa, pois senão teria problema adiante.

Na vida, os relacionamentos chegam ao fim. A maneira como você lida com esses momentos pode influenciar e moldar o seu futuro. Você não pode entrar na próxima fase da sua vida adequadamente se não sair da fase em que está agora também de maneira adequada.

Então, tente fechar a porta com graça – você pode precisar voltar a entrar por ela algum dia. Feche a porta com perdão. O ressentimento irá envenenar sua atitude e suas lembranças, e destruirá você de dentro para fora. Deixe o julgamento nas mãos de Deus; Ele conhece os dois lados. Feche a porta deixando para trás suas promessas cumpridas.

Com um grande custo pessoal, Jefté disse: "… fiz ao Senhor um voto que não posso quebrar" (Juízes 11:35 ). O seu caráter está em jogo, portanto, seja qual for o preço a pagar, mantenha sua palavra porque Deus está ouvindo quando você a profere! Tente fechar a porta com coragem. Não é fácil encarar o amanhã quando você se sente sozinho, mas lembre, você não está só.

Jesus disse: "... e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" (Mateus 28:20). Feche a porta no tempo de Deus. Chore as suas perdas, mas não fique aprisionado no passado.

O rei Saul representava o passado, mas Davi representava o futuro. Quando Deus rejeitou Saul porque ele o havia desagradado, Deus disse ao profeta Samuel: "... Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel?... vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei" (1 Samuel 16:1 ).

Fins geram novos começos. Não há problema em reconhecer o passado e aprender com ele, mas quando Deus fecha a porta, é hora de avançar em direção ao futuro que Ele preparou para você.

Então, minha amiga, fique atenta as portas que o Senhor está abrindo para a sua vida. Fique pronta para receber o novo de Deus!

 
A MULHER E O CRIADOR
 

Mari Oliveira 
.


__,_._,___

Testemunho

 

 

 
É LONGO, MAS VALE MUITO A PENA LER!!!
DEUS CONTINUA O MESMO: TREMENDO E FIEL!!!
 

Conheça o testemunho completo da cantora Bianca Toledo

Bianca Toledo se prepara para lançar o livro contando sua história de cura e reabilitação, intitulado, "A História de um Milagre". 

Bianca Toledo, cantora e compositora, cursou faculdade de música erudita e popular especializando-se em jazz e música brasileira. Nascida em Brasília, começou a cantar na infância, estudou violão e piano, e escrevia canções, mas por conta da timidez recusava-se a participar de apresentações públicas. Aos 16 anos mudou-se para Araçatuba, onde teve um encontro marcante e transformador com Deus consagrando seu talento à Ele. Foi para São Paulo aos 18 anos onde cursou faculdade de música. Participou de algumas gravações e suas canções começaram a ser gravadas. 

Comprometida com a visão celular desenvolveu sua liderança e dedicou-se por muitos anos à formação de líderes e a sua paixão pelo evangelismo. Bianca participou de musicais e programas de TV como o Programa Raul Gil na Rede Record em 2002, onde ganhou o concurso "Usina de Talentos." E descobriu que sua missão ultrapassava as paredes da igreja, alcançando também o público secular. 

Em 2007 criou o projeto Reina Brasil, reunindo músicos e compositores para um resgate da cultura brasileira em celebração ao criador, divulgando-o em muitos programas de TV. No mesmo ano participou do programa Criança Esperança na Rede Globo. 

Seu primeiro CD solo "O Amor prevalecerá" trouxe inovação à musica gospel com poesia e suavidade alcançando o coração daqueles que apreciam uma boa música ao estilo MPB. A cantora assina algumas composições do cd além da direção musical. Em 2010 sua vida ficou por um fio e esta experiência modificou sua trajetória gerando o projeto "A História de um milagre", livro e documentário, onde registra os momentos em que esteve entre a vida e a morte, sua cura e reabilitação redescobrindo a vida em seus mínimos detalhes. 

Confira abaixo o testemunho completo de Bianca Toledo

Sempre tive o sonho de ser mãe... e este foi meu clamor por muitos anos.Desde a adolescência descobri uma endometriose, que, na época, foi tratada, mas me impedia de engravidar. No início de 2010 me mudei para o Rio de Janeiro e tive uma maravilhosa surpresa: A maternidade, a maior emoção de minha vida. Finalmente meu sonho havia se realizado! 

Logo nos primeiros meses, soube que esperava um menino e o gerava sabendo que seria um profeta para as nações. Por oito meses dediquei-me integralmente à saúde e aos preparativos para receber minha herança. 

Na 36ª semana, 15 dias antes da data agendada para o parto, acordei com uma dor abdominal muito forte, acreditando que chegara a hora de ter o bebê. Corremos para a maternidade, e, chegando lá, não eram sinais de parto, algo havia acontecido e ninguém sabia o que era. 

Fui transferida de hospital, e novamente aguardava um diagnóstico, piorando dia a dia. A Igreja Batista Central da Barra, minha igreja, levantou um clamor junto às igrejas de todo o Brasil através das redes sociais e toda minha família veio para o Rio de Janeiro acompanhar tudo de perto. 

José Vittorio nasceu no dia 11 de outubro, mas eu já estava inconsciente no parto e não pude conhecer meu filho. Meu organismo entrou em choque logo após o parto e fui submetida imediatamente a uma cirurgia que confirmou: meu intestino havia se rompido e eu tinha uma septicemia, uma infecção generalizada. 

Todo meu organismo havia sido comprometido e a minha vida ficou por um fio. Meu filho foi para UTI Neonatal, e 10 dias depois para casa. Eu permaneci 52 dias em coma lutando diariamente pela vida, desenganada pelos olhos naturais, visto que havia falência de órgãos, já havia passado por 10 cirurgias no abdômen e no pulmão, feito mais de 300 transfusões de sangue, tido duas paradas cardíacas – uma de 6 e outra de mais de 8 minutos, contraído inúmeras bactérias hospitalares, inclusive a pior delas, a super bactéria chamada KPC. Inúmeros antibióticos fortíssimos foram ministrados, me deixando desfigurada e com um quadro de edema generalizado. 





Os sistemas cardiovascular, respiratório e renal estavam falidos. A única esperança era um verdadeiro milagre. Os boletins médicos eram divulgados na internet diariamente e igrejas de todo o Brasil e de fora dele, se uniram em um clamor incessante pela minha vida. 

Havia um relógio de oração de 24 horas preenchido por muitas pessoas que não me conheciam, mas foram escolhidas por Deus para orar por mim. Muitos pastores e ministros me visitaram no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e lutaram pela minha vida, crendo no poder da ressurreição. 

Minha pastora, Fernanda Brum, esteve presente em todo o tempo em contato com o Renato, pai do José Vittorio, e com a minha família em clamor pela minha vida em todos os lugares por onde passava com seu ministério, Profetizando às Nações. 

Foram muitos dias de crescente piora. Mas eles, definitivamente, não abriram mão da minha vida. Graças à união das igrejas tivemos a maior campanha de doação de sangue do estado do Rio de Janeiro. 

Enquanto as pessoas oravam por mim, vidas eram transformadas e milagres aconteciam por todo o Brasil. No início de dezembro, sai do coma, mas minha respiração era mecânica e não havia mais movimentos em meu corpo. Eu somente mexia os olhos e tentava entender o que havia acontecido comigo. A luta pela vida continuava, mas agora eu estava consciente e, por esse motivo, a angústia de minha família era maior. 

Aos poucos comecei a entender o que havia acontecido, sabia que agora estava só, meu bebê não estava mais comigo. Estava presa em um leito, sem poder falar, sem me mexer, com muitas lembranças dos dias de coma, febres terríveis, longe de todos e com poucas horas de visita familiar por dia. Na maior parte do tempo, observando o movimento do CTI, sem imaginar como um dia minha vida voltaria ao normal, já que nem respirar sozinha eu podia. As horas passavam os dias passavam e eu permanecia ali, na mesma posição. 

Todos que iam me visitar se impressionavam ao me ver daquela forma e muitos não continham as lágrimas. Minha aparência e meu diagnóstico eram um desafio de fé para os mais fervorosos irmãos de oração. 

Passei o natal e o ano novo no leito, sem fala, praticamente sem movimento, pensando que havia uma vida lá fora, meu filho estava em algum lugar e eu estava ali ha meses, a espera de um milagre. Eu pedia ao Espírito Santo que ficasse comigo, e hoje eu sei que foi Ele quem me sustentou em todos os momentos, zelando cuidadosamente por mim. 

A pastora Fernanda havia deixado um MP4 que tocava louvores e ministrações da Palavra de Deus 24 horas ao dia. E eu era alimentada por isso. Havia uma guerra pela minha vida, isso é um fato. Mas Deus não desistiu de mim. 

O clamor não cessava e, no fim do ano, o desejo do coração de muitos era me ver curada e de volta a vida, com a oportunidade de conhecer meu filho e poder criá-lo. Fui transferida novamente de hospital em 31 de dezembro, quando suspenderam todos os medicamentos, meu organismo surpreendentemente reagiu. 

Dia a dia comecei a apresentar melhoras e ouvir os testemunhos de oração que chegavam até mim. Comecei a acompanhar o movimento pela internet, mas ainda não falava e nem tinha perspectiva de voltar a andar ou mesmo ficar em pé. 

Fazia seis horas de hemodiálise por dia, perdi meu cabelo, mas aos poucos ficava livre do respirador. Havia grandes feridas abertas no meu corpo sem perspectiva de fechar, meu abdômen ainda estava aberto e todos os dias eram buscados métodos de drenagem e cicatrização. Fui para um CTI semi-intensivo onde minha família pode passar mais tempo e o Renato dormia comigo, o que me ajudou muito, muito mesmo. Eu me comunicava através de um quadro com letras, onde apontava e formava frases, que na maioria das vezes diziam: Tenho fome, tenho sede. 

Estava há meses sem um gole de água e sonhava com o dia em que voltaria a ingerir alguma coisa. Vivemos milagres diários, vencemos a infecção, as bactérias e o respirador. Meu rim estava fadado à hemodiálise definitiva ou um transplante e na última semana voltou a funcionar, para surpresa de todos, me fazendo vencer também a hemodiálise. 

Recebi alta no dia 18 de fevereiro dando poucos passos apoiada, totalmente debilitada, mas com a maior expectativa de finalmente ver meu filho, que já tinha quase cinco meses. Quando cheguei em casa, olhei para ele e ele sorriu pra mim. Talvez um dia eu consiga explicar o que senti naquele momento. Eu ainda não podia tocá-lo, e permaneci assim por mais 40 dias. Não podia ser tocada por ninguém, por causa da colonização das bactérias. 





Minha reabilitação foi intensa, porque ainda não caminhava, usava uma bolsa de colostomia, e era totalmente dependente. Minha voz era muito baixa e rouca, por causa da traqueostomia e tantos meses sem falar. Tive que vencer inúmeros conflitos diários. Reaprendi a vida nos mínimos detalhes. 

A perda dos cabelos, a perda da voz, as marcas no meu corpo, a construção do vínculo com meu filho. Teremos muitas oportunidades de falar sobre tudo isso, porque são experiências muito preciosas que tive e tenho tido com Deus. 

O Livro A História de um Milagre registra todos estes momentos e sei que Deus tem muito a nos ensinar através desta experiência. Hoje eu posso dizer que haverá dias sem respostas, noites longas também, mas o regente de todas as coisas compõe uma nova canção no silêncio. 

Devo muito ao clamor da igreja, às campanhas de doação de sangue: à união do povo de Deus e de tantas outras pessoas que não fazem parte da igreja e se comoveram buscando a Deus pela minha cura. Sou a prova viva de que Deus ouve a oração do seu povo e tem poder pra ressuscitar os mortos. 

Ele é poderoso para dar, tirar e voltar a dar. Ele simplesmente É. Em cinco meses de reabilitação de forma surpreendente conquistei a independência, voltando à vida normal. Que certamente nunca mais será a mesma. Ainda Preparando minha voz com uma fonoaudióloga e seguindo com a fisioterapia. Existe um caminho ainda para a recuperação total, mas é um caminho glorioso e cheio de milagres. 

Por onde passo as pessoas são tocadas por esta historia terrivelmente transformadora. E hoje eu preciso dizer ao mundo que Deus existe, envergonha a incredulidade, surpreende a ciência e eu sou a prova viva do Seu poder. 





Contatos: 
Site: www.biancatoledo.com.br 
Twitter: @BiancaTolledo 
Telefone: (11) 7874-2746 / (11) 7194-4238 
E-mail: contato@biancatoledo.com.br 

O livro #ahistoriadeummilagre será lançado em novembro de 2011 


 
 

pra meditarmos!

 

 
 
 

BOA COMUNICAÇÃO, SEGREDO DE UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL.


Amos 3.3 "Andarão dois juntos, se entre eles não houver acordo".

BOA COMUNICAÇÃO, SEGREDO DE UM RELACIONAMENTO SAUDÁVEL.

Quero falar sobre três níveis de comunicação observados em casamentos. Há a comunicação pró-ativa, a reativa e a radioativa.

Explicando:

Comunicação Pró-ativa:
É o nível mais elevado e de melhor resultado. É quando o casal trata de assuntos de forma antecipada, quando as coisas estão calmas, o problema ainda não aconteceu, estão emocionalmente equilibrados. É quando se prevê a aproximação de um problema e discute-se ele tomam uma atitude antes que ele atinja a vida dos dois.

Comunicação Reativa: É quando o problema não foi percebido com antecedência e agora a crise já se instalou e o casal precisa tratar do assunto. Porém, como já estão no meio de uma crise, os nervos estão à flor da pele e precisam chegar a um consenso sobre um determinado assunto. É a reação diante de um fato ou situação. Essa é a comunicação que deve ser levada a efeito com muito bom senso, camaradagem e cuidado com o que se fala, porque a possibilidade de uma agressão verbal aqui é eminente. Vale lembrar que na maioria das vezes nós confundimos quem é o nosso inimigo, que é a crise, o problema, e não o parceiro, então não devo guerrear contra ele.

Comunicação Radioativa:
Porque não foram discutidos assuntos e não foram decididos com antecedência, problemas surgiram, geralmente relativo a coisas como dinheiro, crianças ou sexo e se tornam tão emocionalmente carregados que eles não podem ser discutidos sem dano à relação.A solução é discutir assuntos quando você não estiver em crise e você tem o tempo para estar trabalhando o assunto. O perigo são as palavras, as decisões precipitadas, a possibilidade de agressão tanto verbal quanto física estão presentes.Agora, se coisas são tão ruins que você não pode trabalhar isso com o seu par peça ajuda, procure um conselheiro, um amigo de ambos, um pastor, enfim alguém de sua confiança.


__._,_.___

Ana - Viúva E Profetiza Da Tribo De Aser

 



ANA - VIÚVA E PROFETISA DA TRIBO DE ASER

Valdenira Nunes de Menezes Silva



"... e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia" (Lucas 2:37).





Não sabemos muita coisa a respeito da profetisa Ana, mas sabemos que o Senhor quis que a conhecêssemos falando sobre ela em apenas três versículos. Ali, Ele colocou o necessário para vermos nela uma mulher de Deus, fiel e dedicada a Ele.
A Bíblia nos diz que ela viveu com seu marido, apenas sete anos. Não sabemos como ele faleceu mas podemos imaginar sofrimento de Ana, os dias tristes e sombrios que ela teve que enfrentar. Sendo uma serva de Deus, certamente, ela depositou no altar do Senhor todos estes sentimentos e pediu a Ele o Seu conforto.

Amada irmã, quando perdemos um ente querido só devemos fazer uma coisa: repousar nos braços amorosos do nosso Senhor, pois só Ele é quem pode acalmar o nosso coração. Lembro de um dia em que tive que repousar em Seus braços (dia em que meu amado filho Mauro foi chamado pelo Senhor para a sua mansão celestial, junto a Ele para todo o sempre) e, até hoje, continuo precisando deles para ter paz e alegria no coração.
Na primeira carta aos Tessalonicenses 4:13 encontramos palavras que nos confortam, nos acalmam ... "Não quero porém, que sejais ignorantes acerca dos que dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança." O nosso Deus é um Deus amoroso que está sempre junto a Seus filhos, confortando-os e dando a Sua paz.

A Bíblia nos diz que Ana era uma profetisa da tribo de Aser. Agora, já quase com 84 anos, ela servia a Deus "em jejuns e orações, de noite e de dia" (Lucas 2:37b). Ela era já idosa mas era uma mulher que não cessava de orar, de jejuar, amava ao Senhor e O temia.

Veja, irmã, que palavras de encorajamento William Barclay dá a todas nós que estamos pouco a pouco envelhecendo: "Ao longo da vida, a força física do homem declina, mas, por outro lado, a alma do homem se mantém em constante desenvolvimento. Os sofrimentos que enfraquecem o corpo do homem podem ser responsáveis pelo fortalecimento de sua alma. Esta foi a oração de um poeta: 'Permita que eu me torne cada vez mais encantador à medida que for envelhecendo.' Do ponto de vista físico, a vida pode significar um declínio lento e inevitável que leva à morte. Porém, do ponto de vista espiritual, viver significa subir a montanha que leva à presença de Deus. Nenhum homem deve temer o avanço da idade, porque ele o leva mais para perto, não da morte, mas de Deus."

"Pai, assim como disse o poeta permita também que eu, Valdenira, 'me torne cada vez mais encantador(a) à medida que for envelhecendo'. Amém!"

Apesar de Ana ser uma mulher idosa, não se afastava do templo e estava sempre servindo a Deus. Quando vemos tamanha dedicação, e apego às coisas do Senhor, sentimo-nos mais fortalecidas e mais incentivadas a, nem de longe, pensar em aposentadoria. O trabalho para o Senhor deve ser eterno, sem aposentadoria, até o dia em que o Senhor decidir nos levar para a nossa mansão celestial que Ele está preparando para mim e para todos aqueles que O aceitarem como Senhor e Salvador.

Não sejamos relapsas no trabalho do Senhor. Não sejamos relapsas quando, por exemplo ...
1- preparamos nossa aula para ser ministrada numa reunião de senhoras ou na Escola Dominical;
2- não avisamos, com antecedência, à professora substituta que vamos faltar à Escola Dominical;
3- somos escaladas para cuidar das crianças no culto da noite e, simplesmente, não vamos e nem avisamos com antecedência.

Todo o trabalho que fazemos para o Senhor deve ser encarado com muita responsabilidade e muito amor. O que falta a muita gente é falta de compromisso e falta de fidelidade no serviço do Senhor.
Deus abençoa a mulher que se deleita, sente prazer e alegria quando está envolvida no trabalho de Deus.

Ana, já com 84 anos, recebeu do Senhor a grande bênção de ver o próprio Deus, o menino Jesus.
Já pensou, irmã, termos o privilégio de  vermos a Deus pessoalmente? Podermos colocar nos nossos braços aquela criancinha que é o nosso Salvador?

Quer receber bênçãos de Deus? Então ...

o Seja como Ana que fielmente servia ao Senhor no templo, orando e jejuando;
o Seja como Ana que, fielmente, aguardava a vinda do Messias prometido por Deus (Você, ansiosamente, aguarda a 2a vinda de Cristo?)
o Seja como Ana que não permitia que nada nesse mundo interrompesse a sua devoção e adoração ao Senhor (Que a devoção de Ana nos encoraje a servi-Lo e amá-Lo mais).
o Seja como Ana que adorava o Senhor "... noite e dia em jejuns e orações" (Lucas 2:37) (Adoremos o Senhor nos dedicando mais a estes doces momentos em que podemos chegar à Sua presença e derramar em Seu altar nossos agradecimentos e nossos pedidos). Orar faz bem à nossa alma. Orar agrada a Deus. Sejamos mulheres de oração firmes e fortes como a profetisa Ana.

Quando Maria e José trouxeram o menino Jesus ao templo "para com ele procederem segundo o uso da lei" (Lucas 3:27b), encontraram ali um homem idoso chamado Simeão. A Bíblia diz que o Espírito Santo revelou que ele não morreria sem antes ver o Cristo do Senhor. Orientado pelo Espírito, ele foi até o templo e lá encontrou Aquele que ele tanto almejava ver - JESUS CRISTO. A Bíblia nos diz que ele colocou o menino Jesus em seus braços e disse: "Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; Pois os meus olhos viram a tua salvação, a qual tu preparaste perante a face de todos os povos; Luz para iluminar as nações, e para glória de teu povo Israel" (Lucas 2:29-32).
Simeão os abençoou e, olhando para Maria, ele disse: " .... Eis que este é posto para queda e elevação de muitos em Israel, e para sinal que é contraditado (E uma espada traspassará também a tua própria alma); Para que se manifestem os pensamentos de muitos corações" (Lucas 2:34-35).
O que Simeão falou, certamente, deixou Maria perturbada. Não sabemos o tamanho desta sua perturbação. Sabemos que quando uma espada traspassa a alma de uma pessoa, significa que ela sentirá uma dor muito grande. Maria, realmente, enfrentou o vale da sombra da morte.

A profetisa Ana observava tudo, via tudo e "falava dele a todos os que esperavam a redenção em Jerusalém" (Lucas 2:38b). Ela era uma mulher de fé. As suas palavras soaram aos ouvidos de Maria como um bálsamo encorajador.

Você, amada irmã, é uma pessoa que encoraja aquelas que estão desanimadas, tristes, sem vontade de continuar vivendo? Veja o exemplo de Ana e peça a Deus sabedoria para saber usá-la no momento certo, pois a Bíblia nos diz: "Bem aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento" (Provérbios 3:13). É isto, irmã, que devemos desejar a fim de que possamos confortar os que estiverem precisando de nós.

Ana era...
1- uma mulher de fé;
2- uma mulher fiel ao Senhor;
3- uma mulher fiel na oração e jejuns;
4- uma mulher encorajadora.
Qual destas características eu e você possuímos? Uma? Duas? Todas ou nenhuma?

Que possamos ter Ana como exemplo em nossa vida, sendo uma mulher que ama ao Senhor e que quer agradá-Lo no nosso dia a dia.
---------------------------------------------------------------
 
Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de
http://solascriptura-tt.org/ )


Retorne a solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/

 
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
 
 
 
 Deus nos abençoe, à medida que nos esforçamos para melhor obedecê-Lo.
 
 
 
"Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (João 3:18).
 
 
"Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!" (Sl 42:1)
 
 
 
 Valdenira Nunes de Menezes Silva
 _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
 
 PS1 - Visite, bookmark, estude regularmente, recomende a todas amigas, ponha links para http://solascriptura-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/
 (este é o antigo site bereanas, e continua voltado para leitura por mulheres que tenham espírito doce e submisso a Deus).
 
 PS2 - Para comunhão e para receber estudos doutrinários e práticos cada semana, envie email vazio para bereanas-subscribe@yahoogrupos.com.br
(este é um grupo moderado de comunhão, exclusivo de mulheres realmente estudiosas de (e crentes em) a Bíblia,portanto de espírito doce e submisso a Deus, de práticas litúrgicas tradicionais, e de doutrina batista, fundamentalista, separatista e "só-Bíblias do Texto Tradicional", a ACF (e antiga ARC-IBB)).
Quando Yahoo pedir confirmação, clique Reply/Resposta, depois clique Send/Enviar.




__._,_.___

Chamando a Atenção de Jesus - Prostrando-se!

 
 

Ministério de Evangelismo Voz do Trono - "Lutando pela Verdade"

Mensagem Diária

Chamando a Atenção de Jesus - Prostrando-se!

"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei" – Mateus 11:28.
por Vilson Ferro Martins - www.vozdotrono.com

A pluralidade na forma como pessoas de faixa etária e nacionalidades diferentes, de ambos os sexos chamaram a atenção de Jesus nos leva crer que podemos encontrar um ensino implícito de que cada um pode e deve procurar a sua maneira chamar a atenção do Mestre em busca de socorro sempre presente, pois, qualquer que vai a Ele de maneira nenhuma será lançado fora. Há um convite: Vinde a Mim!

Em Lucas 5:12-14 encontramos um homem coberto de lepra, que ao ver Jesus, PROSTRANDO-SE com o rosto em terra, suplicou-lhe: Senhor, se quiseres, podes purificar-me.

Essa atitude do leproso chamou a atenção de Jesus, mesmo Ele sendo conhecedor da Lei de Moisés e de instruções específicas sobre os leprosos – de que não deveria nem se aproximar dos mesmos - conforme encontrado no capítulo 13 de Levíticos.

No versículo 8 encontramos: "E o sacerdote o examinará, e eis que, se a pústula na pele se tem estendido, o sacerdote o declarará por imundo; é lepra". Em todos os casos suspeitos eram obrigados ao ISOLAMENTO e a observação. Portanto, o leproso era cerimonialmente considerado impuro, tinha que viver fora das cidades e, ao se aproximar de outras pessoas, deveria gritar "impuro".

Entretanto, no caso mencionado em Lucas o leproso não gritou "impuro", antes, se prostrou com o rosto em terra e clamou por sua cura. Ao invés de IMPURO ele clamou CURA-ME!

Jesus, estendendo a mão, tocou-lhe – aparentemente descumprindo a Lei de Moisés – e disse-lhe: Quero, fica limpo!

A Bíblia relata que no mesmo instante lhe desapareceu a lepra. Então, Jesus ordena-lhe que a ninguém comentasse o acontecido, antes, que se apresentasse ao sacerdote e oferecesse o que a Lei de Moisés havia determinado PARA SERVIR DE TESTEMUNHO AO POVO.

Portanto, a primeira maneira que aqui relatamos é de alguém que chamou a atenção de Jesus prostrando-se com o rosto em terra.

O leproso conseguiu a atenção do Mestre e seu pedido foi atendido.

Qual será seu caso? Ainda que seja alguma espécie de "lepra", Jesus continua sendo o mesmo que detém TODO poder e autoridade para dizer: "Quero, Fica limpo"!

Quem sabe o Senhor só está aguardando que os "dizeres" naturais sejam contrariados com os dizeres da fé para que se alcance o favor do Senhor!

"AMADO (a) LEITOR (a), É nosso desejo que nenhuma comunicação deste trabalho evangelístico jamais venha pressioná-lo(a) a contribuir, mas sim convidá-lo(a) à prestar o seu apoio com alegria e discernimento, apenas se você se sente levado a fazê-lo. O Ministério de Evangelismo Voz do Trono é mantido por doações voluntárias. ".

(Salvo citação contrária, todos os textos bíblicos são da Bíblia Sagrada - João Ferreira de Almeida - Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original.)
Permitida a reprodução desde que citada a fonte. "Julgai todas as coisas, retende o que é bom" - I Ts 5:21
Preserve o Meio Ambiente. Imprima apenas quando essencial. Siga-nos no Twitter Siga-nos no Twitter

Vilson Ferro Martins
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência: 1631
Op: 023
Conta-fácil: 3250-9

Vilson Ferro Martins e ou/
BRADESCO
Agência: 0560-6
Conta-poup.:1008435-0

Vilson Ferro Martins
BANCO DO BRASIL
Agência: 1582-2
Conta-poupança: 14793-1
Variação: 01

 

meditaçao.

 



O amor lança fora o medo


O amor lança fora o medo! A nossa fé é capaz de retratar que ela espera, por isso também é capaz de identificar a benção de Deus quando ela se manifesta. Segundo a Bíblia, a fé enxerga o invisível e é capaz de criar retratos mentais daquilo que esperamos segundo a promessa de Deus.
Contudo, o medo, que é o principal inimigo da fé, também é uma força criativa capaz de criar retratos mentais e de trazer à existência aquilo que tememos.
Normalmente, isso acontece porque verbalizamos estes medos falando daquilo que tememos.
Deus criou os mundos através de Sua Palavra, e nós, através de nossas palavras, criamos o mundo onde vivemos.
Quando o medo toma conta de nossas mentes, falamos daquilo que cremos negativamente e a Bíblia diz que "a morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto" (Pv 18.21).
Salomão foi um homem adiante do seu tempo e com sabedoria divina ele escreveu a respeito da influência que os nossos pensamentos têm sobre as nossas vidas.
Ele disse: "Porque, como ele pensa consigo mesmo, assim é" (Pv 23.7).
Ou seja, se abrirmos as nossas mentes para o medo e acolhermos as suas idéias mentirosas, nossas mentes se encherão de engano e as nossas vidas serão afetadas por esse domínio mental.
Jó disse: "Porque aquilo que temia me sobreveio; e o que receava me aconteceu" (Jó 3.25).
Sendo assim, decida a partir de agora que tipo de pensamento você acolherá ou rejeitará em sua mente.
"Porque Deus não nos deu o espírito de temor [medo], mas de fortaleza, de amor e de moderação" (2Tm 1.7).
Confronte o espírito de engano que o aflige e expulse-o no nome de Jesus.
"No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo" (1Jo 4.18).





__._,_.___


"Deus está requerendo de nós, cristãos, seus filhos, uma vida diferente e um testemunho de transformação..." 



meditação

 



Processo para entrar num tempo de oração

Processo para entrarmos em sintonia com Deus na oração.
A Bíblia nos traz alguns conselhos sobre o meio de investirmos algum do nosso tempo em inteira comunhão com Deus.

  1. Louvor
    Salmos 63 « 3. Porquanto a tua benignidade é melhor do que a vida, os meus lábios te louvarão. »
  2. Espera
    Salmos 46 « 11. O Senhor dos exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio. »
  3. Confessão
    Salmos 139 « 23. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos; »
  4. Oração enriquecida pela Bíblia
    Jeremias 23 « 29. Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra? »
  5. Atento ao Espírito Santo
    Romanos 8 « 26. Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis. »
  6. Intercessão
    1 Timóteo 2 « 1. Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, 2. pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade. »
  7. Pedidos pessoais
    Mateus 7 « 7. Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á. »
  8. Reconhecimento
    1 Tessalonicenses 5 « 18. Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. »
  9. Adoração
    Salmos 100 « 4. Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome. »
  10. Meditação
    Jó 1 « 8. E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. »
  11. Escuta da instrução de Deus
    Provérbios 19 « 20. Ouve o conselho, e recebe a correção, para que sejas sábio nos teus últimos dias. »
  12. Louvor
    Salmos 52 « 10. Eu, porém, sou como uma oliveira verdejante na casa de Deus; refugiei-me no amor de Deus para sempre e eternamente. 11. Para sempre vou te louvar pelo que fizeste e diante dos teus fiéis vou proclamar a bondade do teu nome.

 



__._,_.___


"Deus está requerendo de nós, cristãos, seus filhos, uma vida diferente e um testemunho de transformação..." 


meditação


 


Confiança em Deus no momento de tribulação

TEXTO BÍBLICO:

SALMOS 31:1-24


Em ti, SENHOR, confio; nunca me deixes confundido. Livra-me pela tua justiça.

Inclina para mim os teus ouvidos, livra-me depressa; sê a minha firme rocha, uma casa fortíssima que me salve.

Porque tu és a minha rocha e a minha fortaleza; assim, por amor do teu nome, guia-me e encaminha-me.

Tira-me da rede que para mim esconderam, pois tu és a minha força.

Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, SENHOR Deus da verdade.

Odeio aqueles que se entregam a vaidades enganosas; eu, porém, confio no SENHOR.

Eu me alegrarei e regozijarei na tua benignidade, pois consideraste a minha aflição; conheceste a minha alma nas angústias.

E não me entregaste nas mãos do inimigo; puseste os meus pés num lugar espaçoso.

Tem misericórdia de mim, ó SENHOR, porque estou angustiado. Consumidos estão de tristeza os meus olhos, a minha alma e o meu ventre.

Porque a minha vida está gasta de tristeza, e os meus anos de suspiros; a minha força descai por causa da minha iniqüidade, e os meus ossos se consomem.

Fui opróbrio entre todos os meus inimigos, até entre os meus vizinhos, e horror para os meus conhecidos; os que me viam na rua fugiam de mim.

Estou esquecido no coração deles, como um morto; sou como um vaso quebrado.

Pois ouvi a murmuração de muitos, temor havia ao redor; enquanto juntamente consultavam contra mim, intentaram tirar-me a vida.

Mas eu confiei em ti, SENHOR; e disse: Tu és o meu Deus.

Os meus tempos estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem.

Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tuas misericórdias.

Não me deixes confundido, SENHOR, porque te tenho invocado. Deixa confundidos os ímpios, e emudeçam na sepultura.

Emudeçam os lábios mentirosos que falam coisas más com soberba e desprezo contra o justo.

Oh! quão grande é a tua bondade, que guardaste para os que te temem, a qual operaste para aqueles que em ti confiam na presença dos filhos dos homens!

Tu os esconderás, no secreto da tua presença, dos desaforos dos homens; encobri-los-ás em um pavilhão, da contenda das línguas.

Bendito seja o SENHOR, pois fez maravilhosa a sua misericórdia para comigo em cidade segura.

Pois eu dizia na minha pressa: Estou cortado de diante dos teus olhos; não obstante, tu ouviste a voz das minhas súplicas, quando eu a ti clamei.

Amai ao SENHOR, vós todos que sois seus santos; porque o SENHOR guarda os fiéis e retribui com abundância ao que usa de soberba.

Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no SENHOR.



MINHA MEDITAÇÃO NA PALAVRA DE DEUS:



Que palavra maravilhosa, poderosa e reconfortante para o meu coração, é como um aroma suave alegra o meu ser, e me fortalece a cada dia!

Como é bom saber que temos um Deus fíel, um Deus que nos livra e faz justiça, que se inclina para ouvir o nosso clamor, um Deus que nos ama verdadeiramente, um amor incomparavel.

Davi sempre se colocava nas mãos do Senhor, ele reconhecia a grandeza e o amor de Deus Pai, e mesmo quando Davi errava, ou achava que Deus não o estava ouvindo, ele buscava no Senhor o perdão e a ajuda que necessitava, dizendo: inclina para mim os teus ouvidos. Davi sabia que o socorro não veria de homens, ou por sua própria força e sabedoria, mais sim do Senhor, Ele livra-nos da rede, livra-nos dos que nos perseguem, e considera a nossa angústia e aflição. Jesus se importa com cada um de nós.

As vezes nos sentimos sozinhos, incapacitados, as coisas não são como queremos, problemas de todos os lados, e não vemos a solução, ou a luz no fim do túnel. Mas devemos fazer como Davi, buscar ajuda nos braços do Pai, clamar, orar, e reconhecer que sem Ele nada podemos fazer, Ele nos firma e nos salva. Ele estando na direção de nossas vidas, podemos ter a certeza de que tudo dará certo. Mantenha sua confiança no Senhor. Ele nos garante a vitória. Ele nos fortalece a cada caminhada, a cada amanhecer, Ele não desampara aqueles que nEle esperam.

Dia apos dia, Deus tem sido meu amparo, meu amigo, meu pai, e meu Senhor.

Mesmo quando estou enfrentando lutas, não desvio os meus olhos do Senhor, pois, nEle sei que estou segura, Ele me fortalece, alegra o meu ser, e nEle encontro o amor pleno que preciso, e o consolo de um grande Pai.

Não olhe as circunstâncias, não tenha vergonha de buscar o Senhor, não ponha impecilhos, hoje é o dia para você deixar o Senhor entrar em seu coração e fazer uma grande limpeza, e encher você dos rios de águas vivas que fluem do Senhor.

Deixe Deus mudar a sua história!!!



 



__._,_.___


"Deus está requerendo de nós, cristãos, seus filhos, uma vida diferente e um testemunho de transformação..." 


MEDITAÇAO


 


Oração, comunhão com Deus



ORAÇÃO, COMUNHÃO COM DEUS


A oração consiste em manter comunhão com Deus. A fé nos faz entender que Deus existe, é um ser real que pode e quer ouvir-nos. Simplificando: orar é falar com o Senhor, expondo nossa gratidão, felicidade, adoração, necessidades e buscando socorro quando necessário. O Espírito de Deus que habita nos corações dos santos deixa-nos continuamente ligado ao Eterno, possibilitando-nos falar com Ele a cada instante, independente do lugar onde estejamos. Por exemplo: andando pelas ruas, dirigindo, numa fila de banco, trabalhando, etc. (Pode-se orar em voz audível ou apenas em espírito.) Experimente e verás que tua comunhão com o Pai se estreitará maravilhosamente.
A oração é ordenada por Deus, sem oração não há comunhão ("Buscai o SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto". Is 55.6 vejam também: Mt 7.7 e Fp 4.6). Há muitos crentes que querem crescer na presença de Deus, serem úteis à obra, no entanto, não reservam tempo para orar; quando o faz é na igreja (cultos) ou no final da noite quando vão dormir, devido ao cansaço, somado ao sono, torna-se mecânica (repetitiva) e desprovida de "óleo", uma oração sem vida. Esta prática é rejeitada por Deus e não sobe diante do Trono. Sim, devemos orar na igreja, ao amanhecer, antes de dormir, a todo o momento; mas com zelo ("Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. E Deus, que vê o que está dentro do coração, sabe qual é o pensamento do Espírito. Porque o Espírito pede em favor do povo de Deus e pede de acordo com a vontade de Deus". Rm 8.26,27)
As orações devem ser dirigidas exclusivamente a Deus ("Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto." Mt 4.10 e Sl 5.2), sem intermediários e ao Senhor Jesus, o mediador ("Estevão chamava Jesus, dizendo: —Senhor Jesus, recebe o meu espírito!" At 7.59 e Lc 23.42) e ao Espírito Santo ("Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo." Jd 1:20). A oração do justo não fica no esquecimento, é ouvida e ("Ó tu que escutas a oração" Sl 65.2) e atendida ("Moisés e Arão foram sacerdotes de Deus, e Samuel orava a ele; eles clamavam a Deus, o SENHOR, e ele respondia." Sl 99.6; "Na minha aflição, eu clamei ao SENHOR; ele me respondeu e me livrou da angústia." Sl 118.5). Somos ouvidos e atendidos mediante a graça de Deus ("Quando vocês clamarem pedindo socorro, o SENHOR Deus ficará com pena de vocês; ele os ouvirá e atenderá". Is 30.19), não é mérito pessoal. Alguns de nossos clamores são atendido de imediato ("Antes mesmo que me chamem, eu os atenderei; antes mesmo de acabarem de falar, eu responderei". Is 65.24), outros, porém, são demorados ("Não fará Deus justiça aos seus escolhidos, que a ele clamam dia e noite, embora pareça demorado em defendê-los?" Lc 18.7). Devemos orar e clamar pelo que desejamos, no entanto, é preciso entender que o Senhor é soberano e que a Sua vontade é superior à nossa. Em alguns casos não somos atendidos ("Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo". 2Co 12.8,9).
A santidade é à base de toda uma vida que deseja está em comunhão com o Senhor e usufruir a Sua graça. Infelizmente contemplamos em muitas igrejas uma espécie de "misticismo", em troca de ofertas, recebe-se objetos "dotados de poder", inclusive para dominar o diabo. É o evangelho fácil, totalmente desvinculado com a Palavra do Senhor.
As nossas orações são respondidas quando buscamos servir ao Senhor ("Busquei o SENHOR, e ele me acolheu; livrou-me de todos os meus temores". Sl 34.4) de todo o coração, isto implica, em dedicação total ("Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração". Jr 29.12,13), que gera fé, que por sua vez nos faz paciente e capacita-nos a esperar o tempo oportuno ("Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o SENHOR. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro". Sl 40.1). Quando permanecemos firme nas promessas, somos atendidos ("Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito." Jo 15.7), pois as nossas petições são segundo o Seu coração ("Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve." 1Jo 5.14).
É comum encontrarmos irmãos lamentando por não serem ouvidos pelo Senhor, dificilmente colhem frutos de suas orações. Onde está o erro, no Senhor Deus? De forma alguma. Veja algumas das causas, pelas quais as orações não são atendidas:

1- Os Objetivos ("E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus. Vocês pedem coisas a fim de usá-las para os seus próprios prazeres." Tg 4.3);

2- Corações impuros, cheios dos desejos carnais ("Mas, se eu tivesse guardado maus pensamentos no coração, o Senhor não teria me ouvido". Sl 66.18);

3- Vida em pecado ("Sabemos que Deus não atende a pecadores; mas, pelo contrário, se alguém teme a Deus e pratica a sua vontade, a este atende". Jo 9.31).
A oração que sobe como "aroma agradável" até o Senhor tem as seguintes qualificações:

1- Através do Espírito Santo ("Porém vocês, meus amigos, continuem a progredir na sua fé, que é a fé mais sagrada que existe. Orem guiados pelo Espírito Santo". Jd 20);

2- Coração cheio de fé ("Se crerem, receberão tudo o que pedirem em oração". Mt 21.22);

3- Vida pura e contrita ("Portanto, cheguemos perto de Deus com um coração sincero e uma fé firme, com a consciência limpa das nossas culpas e com o corpo lavado com água pura". Hb 10.22);

4- Ser sábio nas petições ("Vou orar com o meu espírito, mas também vou orar com a minha inteligência." 1Co 14.15);

5- Com sinceridade ("Ó SENHOR Deus, atende o meu pedido de justiça! Escuta o meu pedido de ajuda. Ouve a oração que faço com sinceridade". Sl 17.1);

6- Santidade ("Quero que em todos os lugares os homens orem, homens dedicados a Deus; e que, ao orarem, eles levantem as mãos, sem ódio e sem brigas". 1Tm 2.8);

7- Humildade ("se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra. Estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração que se fizer neste lugar". 2Cr 7.14,15);

8- Incessante ("Orai sem cessar". 1Ts 5.17 e "…põe a sua esperança em Deus e ora, de dia e de noite, pedindo a ajuda dele". 1Tm 5.5);

9- Orar em qualquer lugar ("Quero que em todos os lugares os homens orem, homens dedicados a Deus". 1Tm 2.8).
A nossa ligação com o Senhor obrigatoriamente precisa ser íntima, isto implica em possuir a Sua mente, ou seja, pensarmos e agirmos de à Sua semelhança
"Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido". Fp 4.6



 



__._,_.___


"Deus está requerendo de nós, cristãos, seus filhos, uma vida diferente e um testemunho de transformação..." 


MEDITAÇAO

 



Tenha o caráter de cristo ....


 Caráter Cristão : Aparência externa x interna!




Muitas vezes adotamos uma aparência cristã externa, agimos, aparentamos e até em muitas questões agimos com um caráter cristão.

É claro que devemos dar exemplo de postura cristã, mas Jesus está mais interessado em nosso interior do que no exterior, isso fica claro quando ele afirmou para os fariseus:


Lucas 11:37-40 "37 Quando Jesus acabou de falar um fariseu o convidou para jantar na casa dele. Jesus foi e sentou-se à mesa. 38 O fariseu ficou admirado quando viu que Jesus não tinha se lavado antes de comer. 39 Então Jesus disse a ele:


- Vocês, fariseus,lavam o copo e o prato por fora mas por dentro vocês estão cheios de violência e maldade. 40 Seus tolos! Quem fez o lado de foram não é o mesmo que fez o lado de dentro?" Se observarmos os versículos anteriores veremos que Jesus estava falando a algum tempo, possivelmente este fariseu estava ouvindo-o atentamente. E após Jesus finalizar, ele o convidou, juntamente com outros mestres da Lei[1] para jantar em sua casa.

Interessante os conceitos que temos aqui.


Primeiro Jesus foi jantar na casa de um fariseu, sabemos que os fariseus não morriam de simpatia por Jesus, e Jesus sabia disso. Jesus conhecia os conceitos teológicos dos fariseus, principalmente seus rituais, então o que vemos é que Jesus aceita jantar na casa de um fariseu, não se importa com que seus seguidores estarão pensando, Jesus aceitou o convite com naturalidade, e animadamente assim que chegou sentou-se a mesa, a espera do jantar.

Ai está o primeiro choque, o texto diz que o fariseu ficou admirado quando viu que Jesus não tinha se lavado.

A questão de se lavar antes de refeição não tinha um caráter higiénico, para os fariseus era muito mais como observação religiosa, era um ritual[2] para tirar a impureza da pessoa

[3] Essa questão já havia sido levantada com relação aos seus discípulos inclusive, Jesus possivelmente sabia que iria ser questionado novamente.

Nesse momento Jesus identificou a postura do fariseu, e claro expôs novamente o conceito do que mais importante que aparência é a essência. Nada adianta ter a aparência de puro, se o interior não condiz com essa aparência. Para muitos daqueles fariseus, senão para todos, o que mais incomodava era justamente que Jesus não seguia os seus "manuais" mas assim mesmo o povo o via como alguém especial, alguém quem deveriam ouvir.

Aquele fariseu estava sob o peso das convenções religiosas, para ele o ritual, o simbolismo externo assumiu um fim em si mesmo, ou seja, o que fazia sentido era a sua representação externa e não a interna, este é o grande perigo de vivermos um cristianismo institucional.


Deus vê a intenção do nosso coração, além da demonstração externa de religiosidade.


De nada adianta falarmos de caráter cristão se antes não falarmos de experiência interior cristã, e isso parece-me claro uma vez que entendo estarem os dois unidos.

Aquele fariseu convidou Jesus para jantar com ele, esperando que Jesus se adaptasse ao seu modo de viver, mas Jesus não se adapta ao nosso meio de viver, se queremos "Jantar" com Jesus devemos estar preparados para aceitar o que Jesus nos ensina. Se quero ter um caráter cristão tenho que estar preparado para ouvir coisas que não gostaria, por parte de Deus.


Aquele fariseu não necessitava de limpeza externa, de rituais, ele necessitava de transformação interna.

O Moderno cristão aparente.

Hoje vivemos muito preocupados com nossa aparência, diz um ditado que o hábito faz o monge, infelizmente isso é quase um padrão nos nossos dias.

Não necessitamos ser honestos, basta termos a aparência de honestos, (vide nossos políticos) mas o mais grave é que trazemos muito destes conceitos para dentro das igrejas, e para dentro de nossas vidas.


Não estou dizendo que devemos descuidar da aparência, somos regidos por uma certa estética, que não deve extrapolar seus limites, nem pra mais, nem pra menos, tampouco devemos apenas julgar pelas aparências (afinal as aparências enganam).

O que fica claro para nós é que o caráter cristão se forma de dentro para fora e não de fora para dentro, então para ter um caráter cristão devo olhar para o caráter e vida de Jesus. E talvez ai é que comecem nossos problemas, muito do que Jesus fez nos choca, apesar de admirarmos seus atos nossa religiosidade acaba não permitindo que façamos o mesmo. Mais do que formulas quero que façamos uma reflexão, que olhemos para dentro de nós mesmos, e perguntemos: Tenho um verdadeiro caráter cristão?


Para responder-mos isso tenho que fazer outra pergunta : Estou mais preocupado com o que Deus quer, ou com o que as outras pessoas esperam de mim? Enfim estou mais comprometido com os valores do Reino de Deus ou com os conceitos da nossa sociedade?

Jesus se apresentou e se apresenta como um paradoxo, i.e. a aparente falta de nexo ou de lógica, algo que contém uma contradição, senão o que dizer do homem que comia com estelionatários, bebia com agiotas e falava para prostitutas, tolerava aparentemente tudo em todos. "Eu não condeno você", ele ousou falar aos ouvidos da mulher adúltera. O rabi puxava conversa com divorciadas promiscuas, pousava sua mão sobre leprosos de que todos desviavam o olhar e dormia nas camas rendadas de inimigos do povo.[4] Como diz Paulo Brabo em seu texto Em seis passos que faria Jesus[5] :

"O sujeito conseguiu o feito inédito de sustentar a fama de homem de Deus ao mesmo tempo em que abraçava os puxadores de fumo, traficantes, travestis e aidéticos do seu tempo".


Se estas palavras nos chocam, imaginem então o agir de Jesus em seu tempo. Se estivermos mais preocupados com nossa reputação do que com os valores do Reino, pode ter certeza que ainda não temos um caráter cristão bem formado. E podem ter certeza que estar comprometido com os valores do reino exige sim um grande esforço.


O teólogo Karl Bart em seu livro "Esboço de uma Dogmática"[6], no capítulo 13 intitulado "Nosso Senhor", afirma sobre a relação entre Jesus e a forma de aceitação do seu discurso pelo homem:


"A existência do homem Jesus Cristo é, em virtude da sua divindade, a decisão soberana sobre a existência de todo o homem. Ela está baseada no fato de que, pela dispensação de Deus este alguém representa tudo e, portanto, tudo está ligado e subjugado a este Alguém. Sua comunidade sabe disso. E é isso que deve ser proclamado ao mundo".

A Caminhada Adquirir um caráter cristão, seguindo o modelo de Jesus, não nasce da noite para o dia, muitos acham que podem ser transformados da noite para o dia, creio sim que quando aceitamos a Cristo opera em nós uma grande mudança interna, passamos a enxergar o mundo e a vida com outros olhos, sobre o prisma da eternidade e de Jesus, mas isso não dispensa a nossa caminhada e o cuidado com o nosso ser. Tanto não dispensa que os primeiros cristãos não eram conhecidos como cristãos, mas eram chamados de os seguidores do caminho, somente isso já demonstra que devemos seguir uma senda, uma trilha uma direção, que é apontada por Jesus.

Somos bombardeados constantemente com ações da nossa sociedade, em nossos lares poderosos meios de comunicação em massa entram sem pedir licença, via internet, via rádio, via tv este ultimo ainda é o mais avassalador meio de influencia já criado pelo homem, possivelmente a internet irá passar a tv a médio prazo, mas hoje nos somos muito influenciados por esse meio de comunicação, e através dele recebemos os mais diversos conceitos, somos pressionados em nosso trabalho, somos confrontados por nossas necessidades e passamos por um processo de comparação competitiva com outros, cada vez mais somos exigidos como maridos, profissionais, pais, amigos, temos que nos desdobrar para acompanhar o ritmo da vida moderna.


E muitas vezes são justamente estes fatores interiores e sociais que nos tiram o foco e a noção da profundidade do que é ter um caráter cristão. Não é difícil em certas circunstâncias abrir mão de conceitos cristão em prol de alguma necessidade, ou ganho próprio, não podemos esquecer que estaremos sendo provados em nossa firmeza cristã quase que diariamente, e se não tivermos um profundo comprometimento interno com os conceitos cristão, essa troca, de abrir mão destes conceitos para um ganho próprio fica fácil, basta ninguém estar vendo.

Não estou dizendo que não podemos cair, ou perder o alvo de vista, todo este contexto da vida contemporânea nos leva a uma ultima questão:

Até que ponto conseguimos seguir o exemplo de Jesus? Quais são os principais entraves para que cheguemos a estatura de varão perfeito, ao exemplo de Cristo? Hoje, a mais de dois mil anos do nascimento de Jesus, é mais difícil, mais fácil ou igual à sua época para espelhar-nos em sua vida e seguirmos seus exemplos? Até que ponto conseguimos despir-nos dos nossos medos, conceitos e pré-conceitos, até que ponto conseguimos viver sem a opinião de terceiros, sem estarmos constantemente preocupados com o que vão achar de nós, dos nossos atos, das nossas altitudes até que ponto estamos preparados para amarmos uns aos outros, amarmos nossos inimigos, de não acumularmos riquezas, de dividirmos o que temos?


O que Jesus pede de nós, não é simplesmente deixarmos de sermos "humanos demasiadamente humanos", afinal nosso instinto, nosso inconsciente rugem, clamam pela nossa integridade física e moral. Como posso despir-me de todas as garantias de vida, não amealhar fortuna para os tempos em que se faça necessário, dividir ou dar o que tenho para quem tem menos que eu, servir, ao invés de ser servido, humilhar-me ao invés de ser exaltado. E como dói ao perceber quanto estou longe do meu Mestre como é duro saber que ainda somos humanos demasiadamente humanos.


Como seguí-lo, em uma sociedade que lhe mede pela quantidade de bens que se possui, em que ser um fracassado é não possuir riquezas? Jesus enquanto homem vivia humildemente, não tinha sequer um travesseiro para repousar a cabeça não tinha uma montaria para se locomover, a não ser quando lhe emprestavam um burrico, não tinha uma casa, muitas vezes dormia ao relento, Jesus pelos nossos padrões poderia ser considerado um fracassado? Imagine o redentor da humanidade, o Filho de Deus,era um fracasso???


Poucas vezes paramos para pensar o quanto é difícil para nós abrirmos mão do que temos, o quanto nos dói abrir mão de nossas mágoas, de nossas âncoras de tudo aquilo que nos mantém presos a um materialismo mesquinho, o que Jesus nos mostra é o verdadeiro caminho, mas como dói em meu peito constatar que para mim é tão difícil abrir mão de todas as coisas que muitas vezes me afastam deste caminho.


Você já experimentou só imaginar dividindo tudo que você tem inclusive suas roupas seus sapatos, os brinquedos dos seus filhos, as jóias de sua esposa. e ir ao encontro de seus inimigos, seus desafetos, e pedir perdão por tudo que você fez? Você consegue se imaginar repartindo tudo que tem e dividendo com pessoas que moram na favela perto de sua casa? Você pensaria em morar lá para levar os ensinamentos de Jesus para este povo tão carente e sofrido? Você consegue se imaginar amando essas pessoas que em muitos casos não tem água para tomar banho? que sofrem das piores doenças? Que não tem esperanças?


Ah, Jesus! muitos vão dizer que isto é besteira que o Senhor nunca pediu isto, mas Jesus, é vendo tudo o que o Senhor fez, falou e viveu, que eu posso entender o quanto ainda sou humano, demasiadamente humano e quanto tenho que caminhar para poder chegar aos seus pés.





__._,_.___


"Deus está requerendo de nós, cristãos, seus filhos, uma vida diferente e um testemunho de transformação..."