Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Transformando Meus Filhos Em Homens E Mulheres De Honra


 


TRANSFORMANDO MEUS FILHOS EM HOMENS E MULHERES DE HONRA

Valdenira Nunes de Menezes Silva




"... glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e o vosso espírito, os quais pertencem a Deus" (1 Coríntios 6:20).





Ao decidir transformar meus filhos em homens e mulheres de honra, tenho que, primeiramente, entregá-los nas mãos do Senhor. Somente Ele é capaz de transformar esta minha decisão em realidade.
Repousar a vida dos meus filhos nas mãos amorosas de Deus é uma decisão sábia.

No meu dia a dia, quando cuidava da minha primeira filha, Raquel, descobri que, de uma jovem sem nenhuma experiência, me transformei em uma mãe que se importava com cada detalhe de sua vida. Descobri que ser mãe é quando ...
> "dormir até tarde" em uma manhã de sábado é acordar às sete horas!
> você se levanta domingo de manhã às 5h30 e ainda chega atrasada à igreja!
> ir à mercearia é um animado passeio familiar!
> o planejamento do menu e das receitas são retirados do livro de culinária "Vinte Minutos Ou Menos"!
> você tem sua "hora de silêncio" com o Senhor durante a mamada das duas horas!
> você descobre que, de fato, pode falar ao telefone, dar a mamadeira para o bebê e brincar de carrinho com seu filho de até três anos ao mesmo tempo!
> você precisava de uma hora para se aprontar para sair e agora está empolgada porque tem dez minutos ininterruptos para pentear os cabelos e trocar de roupa!
> ficar acordada até tarde significa ir dormir às 21hs!
(lista elaborada por Lisa, amiga de Elizabeth George [Mãe Segundo O Coração De Deus]).

Amada mãe, ser mãe que quer transformar seus filhos em homens e mulheres de honra é ...

1- não medir esforços para educá-los "à maneira de Deus";
2- ter tempo para ensiná-los, treiná-los, discipliná-los do modo como o Senhor ensina na Sua Palavra;
3- ensiná-los a amar a Deus de todo coração, de toda a alma e de toda a força;
4- ensiná-los a ter sempre no coração Mateus 19:19 que diz: "amarás o teu próximo como a ti mesmo";
5- falar do amor de Jesus e do que Ele fez por todos nós morrendo no nosso lugar para nos dar vida eterna no céu.

Já vimos que a vida espiritual de nossos filhos é algo que deve ser tratado com muita dedicação e responsabilidade. Dou graças a Deus por Ele ter aberto os meus olhos e eu ter podido falar a meus filhos do Seu grande amor. Dou graças a Ele por ter podido falar deste amor inigualável a meu filho Mauro que hoje se encontra em sua mansão celestial. Ele partiu para a glória com apenas 27 anos mas meu coração de mãe (apesar das lágrimas, da saudade que ainda sinto da sua doce presença, dos seus beijos estalados, do seu cuidado comigo e com o pai ...) repousa na certeza de que, antes da sua partida para o céu, ele já havia aceito Jesus como seu Senhor e Salvador e se transformado em um homem de honra.
"Obrigada, Senhor!"

É desejo de toda mãe transformar seus filhos em homens e mulheres de honra, honestos, de boas índoles, sábios e fiéis a Deus.
Desde cedo, devemos cuidar deles sem medo de ser uma mãe diferente das mães do mundo. Então, que passos tenho que dar para atingir este meu objetivo?

* TRANSFORMANDO MINHA CASA EM UM LAR

Para atingir meu objetivo de transformar as vidas de meus filhos em homens e mulheres de honra, tenho que, primeiramente, transformar a minha casa em um lar, pois é lá onde meus filhos ...
. devem gostar de estar;
. devem aprender através dos exemplos de vida dos pais;
. devem se sentir seguros;
. vão crescer "na doutrina e admoestação do Senhor" (Efésios 6:4);
. vão se transformar em homens e mulheres de honra.

Várias são as áreas do nosso dia a dia que devem ser estudadas, aprendidas e aplicadas nas vidas de nossos filhos. Como mãe, tenho que saber o que eles devem comer, como devem se vestir, se conduzir, se comunicar ... Quando eu me esmero neste aprendizado, eles vão obedecer e seguir sem reclamar porque vêem a minha firmeza em tudo que ensino e faço.
É no aconchego do lar que eles vão encontrar paz, segurança e amor.

* VIGIANDO PARA SERVIR DE EXEMPLO

Se eu como mãe quero que meus filhos cresçam de maneira saudável e correta, tenho que, diariamente, me vigiar para que eu possa ser um exemplo a ser seguido por eles. Na minha vida diária com eles ...

> se eu os disciplino aos gritos, não ensinando domínio próprio e amor, então vou transformá-los em adolescentes, jovens e adultos sem auto-controle, irritados, nervosos ...
Quando minha segunda filha, Sandra, tinha uns cinco anos de idade, vi-a brincando com sua boneca favorita e, assim como eu fazia, ela a estava disciplinando e dizendo ... "SE, CHORAR, VAI LEVAR UMAS BOAS PALMADAS! NÃO PODE CHORAR! VOCÊ ESTÁ ERRADA!" Ela falava e usava um tom de voz um pouco alto (assim como eu, erradamente, fazia!). Depois daquela cena, aprendi que falar com nossos filhos com voz mansa porém firme era a maneira mais acertada para eu conseguir transformar meus filhos em homens e mulheres de honra.

> se eu, dentro do possível, reúno toda a família para tomarmos o café da manhã, o almoço ou o jantar juntos, certamente, este hábito passará para eles, para seus filhos, netos e bisnetos.
Procure sempre, nestas horas, orar e agradecer a Deus o pão que Ele coloca em sua mesa. Seja agradecida ao Senhor e seus filhos, vendo o seu exemplo, serão homens e mulheres também agradecidos a Ele. Estes momentos juntos são de doce comunhão, pois vocês podem compartilhar, uns com os outros, seus pensamentos e tudo que está em seus corações.

Mãe, lembre-se que "... os filhos são herança do Senhor, e o fruto do ventre o seu galardão" (Salmo 127:3).
Criar nossos filhos é um privilégio e um presente que o Senhor nos dá. Consideremo-nos, então, pessoas abençoadas que receberam das mãos do Senhor uma, duas ou dez criaturinhas que são nossas jóias raras e que irão se espelhar em nós que somos mães que devem estar sempre vigiando e andando nos caminhos de Deus. Você é esta mãe?

* DISCIPLINANDO COM MANSIDÃO MAS COM FIRMEZA

Para saber como as senhoras da minha igreja falavam com seus filhos na hora da disciplina, descobri certos métodos e reações que elas usavam que me deixaram atônita ... Dentre tantas reações negativas, enumerarei as doze "piores" classificadas:

1- Vou torcer o seu pescoço para trás!
Obs.: Coitado, morte certa!

2- Vou tirar o couro!
Obs.: Coitado! Ele já se vê transformado em um casaco de peles ... a sua própria.

3- Vou quebrar seus dentes!
Obs.: Certamente, o coraçãozinho da criança já treme só em pensar na quantidade de sangue saindo da sua boca.

4- Vou te matar!
Obs.: Coitado! Em sua cabeça, ele já se vê estirado no chão.

5- Você é burro!
Obs.: Para ele "ser burro" é ser alguém mentalmente atrasado, irrecuperável, incompetente.

6- Quebro sua cara!
Obs.: O que será que se passa em sua cabecinha? Talvez ele, de antemão, já sinta a dor que poderá quebrar até mesmo a sua alma.

7- Incompetente!
Obs.: Certos adjetivos jogados na criança, sem nenhuma responsabilidade dos pais, fazem marcas profundas e cicatrizes difíceis de serem removidas.

8- Suma da minha frente!
Obs.: "Mamãe não me ama! Ela não me quer junto dela!" Estes são pensamentos que vagueiam na mente da criança quando ouve uma frase como esta.

9- Não olhe para a minha cara!
Obs.: "Não olhe para a minha cara senão ...!" Neste momento o medo toma conta da criança que pode ser espancada, humilhada ...

10- Vou te matar!
Obs.: "Quem mata não ama!" e é isso que o seu filho fica pensando de você.

11- Vai ver se estou na esquina!
Obs.: Isto é humilhar e chamar seu filho de tolo.

12- Sai da minha frente!
Obs.: "Sai da minha frente porque você não é nada, nem ninguém. Você não é importante!" (Mãe, cuidado, pois é assim mesmo que você poderá ser tratada no futuro!).

* COMO TRATAR MEU FILHO AO DISCIPLINÁ-LO

Considere o seu filho uma pessoa importante e faça-o saber disto.
Fale com ele amorosamente, mesmo ele estando errado. Fale com amor, porém com firmeza demonstrando que você o disciplina porque o ama.

Coloque isto em seu coração ... "A criança adquire a verdadeira sabedoria ao ler e ao ouvir, diariamente, a Palavra de Deus, ao entender o certo e o errado das coisas, ao caminhar diariamente por caminhos piedosos, ao ser disciplinado e instruído com amor."
Querida mãe, ensine-o ...

> a compartilhar seus bens, pois, fazendo assim, você afastará dele o egoísmo e o transformará em um homem altruísta.
> a por em prática tudo de bom e correto que ele aprendeu, pois, fazendo assim, você afastará dele a maldade e o transformará em um homem bom e de boa índole.
> a não bater nos outros, pois, fazendo assim, você afastará dele a rebeldia e o transformará em um homem bondoso e calmo.
> a usar seus brinquedos mas trazê-los de volta para o lugar certo, pois, fazendo assim, você afastará dele a preguiça e a desordem e o transformará em um homem trabalhador e ordeiro.
> a não trazer para casa objetos alheios, pois, fazendo assim, você afastará dele a vontade de roubar e o transformará em um homem digno, sério e honesto.
> a pedir desculpa quando fizer algo de errado com alguém, pois, fazendo assim, você afastará dele a má educação e o transformará em um homem educado e bom.
> a lavar as mãos antes da refeições, pois, fazendo assim, você afastará dele as doenças e o transformará em um homem limpo e asseado.
> a agradecer a Deus antes de cada refeição, pois, fazendo assim, você afastará dele o desprezo pelas coisas do Senhor e o transformará em um homem fiel a Ele.
> a respeitar o próximo, pois, fazendo assim, você afastará dele o orgulho e o transformará em um homem respeitador e simples.
> assistir na televisão somente aqueles programas escolhidos por você, pois, fazendo assim, você afastará dele a vontade de ser igual ao mundo e o transformará em um homem de honra.
> a ser criança deixando-o livre para correr ... gritar ... cantar ... jogar ... pintar ... desenhar ... fazer tudo no seu tempo certo, tudo de maneira saudável, pois, fazendo assim, você afastará dele a sisudez, o querer ser adulto e o transformará em um homem que, um dia, foi uma criança feliz.

Querida mãe, não esqueça que, além de tudo isto, você ainda tem muitas coisas a ensinar a seu filho. Nunca esqueça que o que existe de melhor para ele é criá-lo na "doutrina e admoestação do Senhor" (Efésios 6:4). Então, arregace as mangas e comece AGORA a orar e pedir a Deus sabedoria para saber como transformar seus filhos em homens e mulheres de honra.
-----------------------------------------------------------------------------
Todas as citações bíblicas são da ACF (Almeida Corrigida Fiel, da SBTB). As ACF e ARC (ARC idealmente até 1894, no máximo até a edição IBB-1948, não a SBB-1995) são as únicas Bíblias impressas que o crente deve usar, pois são boas herdeiras da Bíblia da Reforma (Almeida 1681/1753), fielmente traduzida somente da Palavra de Deus infalivelmente preservada (e finalmente impressa, na Reforma, como o Textus Receptus).



(Copie e distribua ampla mas gratuitamente, mantendo o nome do autor e pondo link para esta página de
http://solascriptura-tt.org/ )


Retorne a solascriptuta-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/

 
_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
 
 
 
 Deus nos abençoe, à medida que nos esforçamos para melhor obedecê-Lo.
 
 
 
"Quem crê nEle não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus." (João 3:18).
 
 
"Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!" (Sl 42:1)
 
 
 
 Valdenira Nunes de Menezes Silva
 _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _
 
 PS1 - Visite, bookmark, estude regularmente, recomende a todas amigas, ponha links para http://solascriptura-tt.org/DoCoracaoDeValdenira/
 (este é o antigo site bereanas, e continua voltado para leitura por mulheres que tenham espírito doce e submisso a Deus).
 
 PS2 - Para comunhão e para receber estudos doutrinários e práticos cada semana, envie email vazio para bereanas-subscribe@yahoogrupos.com.br
(este é um grupo moderado de comunhão, exclusivo de mulheres realmente estudiosas de (e crentes em) a Bíblia,portanto de espírito doce e submisso a Deus, de práticas litúrgicas tradicionais, e de doutrina batista, fundamentalista, separatista e "só-Bíblias do Texto Tradicional", a ACF (e antiga ARC-IBB)).
Quando Yahoo pedir confirmação, clique Reply/Resposta, depois clique Send/Enviar.


Chamando a Atenção de Jesus - Tirando as Telhas!

 

Ministério de Evangelismo Voz do Trono - "Lutando pela Verdade"

Mensagem Diária

Chamando a Atenção de Jesus - Tirando as Telhas!

"E eis que uns homens transportaram numa cama um homem que estava paralítico, e procuravam fazê-lo entrar e pô-lo diante dele. E, não achando por onde o pudessem levar, por causa da multidão, subiram ao telhado, e por entre as telhas o baixaram com a cama, até ao meio, diante de Jesus" – Lucas 5:18-19.
por Vilson Ferro Martins – www.vozdotrono.com.br

As coisas de Deus são loucura para os que se perdem, porém, não devem ser para os que se salvam, não é mesmo?

Certamente você já ouviu falar várias vezes isso, assim como eu já ouvi. Ouvir é uma coisa, passar pela situação que comprove a veracidade do fato é outra.

Às vezes Deus permite que passemos por vales áridos para que seja possível que verifiquemos "in loco" que Ele pode fazer: transformar o vale árido num manancial.

Jesus – somente Jesus TRAZ libertação de fato e de verdade para vida de uma pessoa

No versículo 18 de Lucas 5 percebemos que aquele homem ESTAVA paralítico. NÃO ERA paralítico!

O que nos tem paralisado? Tirado nossas forças? Nos desanimado? Desacreditado?

Logo em seguida, no versículo 19 aqueles homens TIRARAM AS TELHAS. Isso chamou a atenção do Mestre a tal ponto que Ele replicou: "E, vendo ele a fé deles, disse-lhe: Homem, os teus pecados te são perdoados". (v.20).

Esse modo de "chamar a atenção" do Mestre dá trabalho – exige esforço – ousadia, mas, igualmente dá resultado.

Quais são as telhas que precisamos tirar em nossas vidas para descermos diante de Jesus? Para chamarmos Sua atenção?

Quando chamamos a atenção de Jesus, Ele vai logo ao ponto nevrálgico da questão. O PECADO - A verdadeira razão da paralisia daquele homem! O Senhor identificou e começou trata-lo pelo seu maior problema. Sua necessidade espiritual e não com a necessidade física. Esta é a maior necessidade que temos que ser tratado: PECADO. Ele – o pecado - sendo lançado fora produz LIBERTAÇÃO e transformação!

O resultado não foi apenas uma cura meramente física, mas igualmente de alma e espírito.

No versículo 25 diz que ele VOLTOU GLORIFICANDO A DEUS, portanto, constatamos que um encontro verdadeiro com Jesus produz:

CURA – DISPOSIÇÃO (ele imediatamente se levantou...).

TESTEMUNHO (o leito que permanecera deitado...).

DIREÇÃO (voltou para casa...).

REGOZIJO (glorificando a Deus...).

Esse modo de "chamar a atenção" do Mestre dá trabalho – exige esforço – ousadia, mas, igualmente dá resultado.

"AMADO (a) LEITOR (a), É nosso desejo que nenhuma comunicação deste trabalho evangelístico jamais venha pressioná-lo(a) a contribuir, mas sim convidá-lo(a) à prestar o seu apoio com alegria e discernimento, apenas se você se sente levado a fazê-lo. O Ministério de Evangelismo Voz do Trono é mantido por doações voluntárias. ".

(Salvo citação contrária, todos os textos bíblicos são da Bíblia Sagrada - João Ferreira de Almeida - Edição Corrigida e Revisada Fiel ao Texto Original.)
Permitida a reprodução desde que citada a fonte. "Julgai todas as coisas, retende o que é bom" - I Ts 5:21
Preserve o Meio Ambiente. Imprima apenas quando essencial. Siga-nos no Twitter Siga-nos no Twitter

Vilson Ferro Martins
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência: 1631
Op: 023
Conta-fácil: 3250-9

Vilson Ferro Martins e ou/
BRADESCO
Agência: 0560-6
Conta-poup.:1008435-0

Vilson Ferro Martins
BANCO DO BRASIL
Agência: 1582-2
Conta-poupança: 14793-1
Variação: 01

 

Conduz-me...

 

 



__._,_.___


"Deus está requerendo de nós, cristãos, seus filhos, uma vida diferente e um testemunho de transformação..."